O produtor Gehad Hajar e o maestro Jaime Zenamon, responsáveis pela apresentação da OPERETA MARUMBY em 2015 |
PRIMEIRO ATO
Tudo começa em um café, onde os estudantes discursam contra o uso de chapéus e cartolas, elegem a a boina como um símbolo de modernidade, e alçam Salomé como a Rainha da Boina.
Os estudantes promovem uma manifestação no Café, para abolir chapéus e cartolas em favor da boina. |
SALOMÉ, a bela melindrosa, é eleita pelos estudantes a Rainha da Boina |
Os estudantes roubam a cartola de Loti, um empresário abastado, que a recupera com dificuldade. |
Loti, o abastado italiano, apaixona-se pela bela Salomé durante os tumultos de estudantes no Café. |
O Coronel Simphrônio apaixona-se por Salomé |
Simphrônio e Loti disputam a atenção de Salomé |
Nesta noite fria, a neve cai sobre Curitiba como um manto abençoado pela Fada Protetora da cidade. |
SEGUNDO ATO
Loti e o Coronel Simphrônio decidem duelar em disputa por Salomé. Mas a Fada de Curitiba intervêm, anunciando o sol a brilhar em um novo dia.
Salomé interfere na briga entre Loti e o Coronel Simphrônio, cantando, e ambos se deixam enlevar pela beleza da canção. Neste interim, o caboclo Total, cunhado do coronel, também se apaixona por Salomé.
Enquanto o Coronel Simphrônio e Loti disputam Salomé, o caboclo Tota também se apaixona pela melindrosa. |
Enquanto Tota procura uma forma de chamar a atenção de Salomé, surge a Fada de Curitiba anunciando a beleza do Pico do Marumby, cartão postal da paisagem de Curitiba.
TERCEIRO ATO
O italiano Loti promove uma festa em sua chácara para comemorar o "Licor Marumby", com muita música e danças.
Na festa, anunciam-se músicas e danças para a diversão de todos. |
Salomé canta uma Gavotte (dançada pelo Corpo de Ballet do Teatro Guaíra) |
O coro das melindrosas, na estréia de 1928, foi censurado. Recuperada a partitura, a canção foi devolvida à obra na reconstituição de 2015.
Coro das melindrosas |
A festa prossegue, com distribuição do Licor Marumby a todos os convidados.
Enciumado e bêbado, o Coronel Simphrônio resolve cantar e dançar uma canção inventada ali mesmo, servindo de paródia para todos os convidados.
E a festa caminha para seu final, "com risos e flores", até que Tota a interrompe junto com seu grupo de sertanejos.
Para mostrar à Salomé e ao "povo da cidade" o que é a música do sertão, Tota convoca os amigos para bater fandango (Tyrana, interpretada pela Orquestra Rabecônica do Brasil) |
E assim a OPERETA MARUMBY encerra com o (primeiro) Hymno de Curitiba, dando viva ao nosso Paraná.
A foto que consta como sendo de Benedito Nicolau dos Santos é na verdade, do musicólogo uruguaio-alemão Francisco Curt Lange.
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